sábado, 16 de fevereiro de 2013

PANQUECA DE BANANA CARAMELIZADA

Ingredientes:
Massa1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 xícara (chá) de leite2 ovos4 colheres (sopa) de óleoUma pitadinha de sal
Recheio04 bananas (nanica ou prata)1 e ½ xícara (chá) de açúcar½ xícara (chá) águaCanela qb3 gotas de limão

Modo de preparo - massa: Coloque no liquidificador: os ovos, o leite o e óleo. Bata durante alguns minutos e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo. Após, coloque a pitadinha de sal. A massa deve ficar pastosa não muito grossa Com um papel toalha espalhe óleo por toda a frigideira. Pegue uma concha (de servir feijão) pra servir como medida: cada concha equivale a uma panqueca. Despeje no meio da frigideira e vá girando, espalhando a massa de uma forma uniforme por todo o fundo da frigideira. As bordas começarão a se soltar da frigideira.Qdo toda a massa se soltar, está no ponto de virar. Eu uso uma escumadeira para virar a massa (vou colocando-a embaixo da masssa e viro. Não sei fazer como os chefs, esse lance de jogar a massa pra cima não é comigo. Mamãe usava outra frigideira: passava a massa de uma para a outra. Tem gente que usa uma espátula, mas confesso que me dei melhor com a escumadeira). PS: Cuidado para que a massa não fique grossa, pois quanto mais fina, mais gostosa.
Modo de preparo – recheio: Pique as bananas em rodelas ou cubinhos (se vc não quiser que fique uns pedacinhos, pique bem pequeno. Eu prefiro com pedaços). Em uma panela, adicione o açúcar e deixe cozinhando por alguns minutinhos. Adicione a água e deixe cozinhar até que vire um caramelo (PS: cuidado para não endurecer). Adicione as bananas, as gotas de limão e a canela. Qdo estiver no ponto desejado, desligue o fogo e transfira para uma vasilha.
Pegue a massa, coloque o recheio e dobre ao meio. Adicione mais um pouco de recheio e dobre ao meio novamente. Sirva em seguida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário