sexta-feira, 1 de março de 2013


                                                                  Barroco

Picture

  O Barroco apresenta uma continuidade com a época renascentista, o século XVII é vulgarmente caracterizado como o período da revolução cientifica e da inovação, mas também por uma constante busca pela verdade escondida, pelo conhecimento dos segredos da natureza, surgem-nos então nomes como: Descartes, Galileu, Newton, grandes senhores no campo do intelecto que nos proporcionaram uma visão da realidade, da natureza, como a compreendemos hoje em dia.

No campo das artes, o Barroco partiu da Itália expandindo-se mais tarde por todo o mundo ocidental e pela Europa, os nomes que mais contribuíram para a difusão deste estilo, concentrado nos efeitos de luz e sombra, buscando a cima de tudo retratar a emoção humana, foram: Velázquez, Rubens, Rembrandt, Caravaggio entre outros.

No reinado de Luis XIV, durante o período da guerra dos 30 anos, tornou-se quase impossível criar um estilo unificado, sendo que em cada pais se ditava uma moda muito própria, uma forma de vestir diferente e com o toque pessoal do local em si.

No século XVII, no período dos anos 40, podemos já assumir um estilo mais unificado, sendo-nos possível identificar características em comum nos diversos pontos do globo, nomeadamente os cabelos compridos no sexo masculino e o uso frequente de perucas, pois muitos dos homens da época possuíam pouco cabelo ou eram carecas no seu todo utilizando este acessório para formar uma imagem mais composta perante a sociedade.

Na corte de Versalhes, por volta do ano 1660, começasse por estabelecer padrões, de comportamentos sociais, de etiqueta, mas principalmente no que toca à moda, nomeadamente ao sector masculino, que ao contrario do que é habitual, sofre um avanço bastante mais significativo do que o feminino.

“O pitoresco passou a ser uma marca registrada para ambos os sexos no que diz respeito à moda do Barroco”

No entanto toda esta onda de excessos sem sentido, cedeu para dar lugar ao esplendor, à beleza “inquestionável” e ao luxo, em 1680, os homens usavam um tipo de túnica longa, que com o passar dos anos veio a encurtar, transformando-se mais tarde em colete, os tecidos mais usados por sua vez eram os veludos, entre outros bastante sofisticados e de grande qualidade.

Na década de 90, surgiu por fim, associado a moda masculina, o primeiro esboço de uma gravata, confeccionada em renda ou outro tecido mas adornada de rendas.

Apesar de tudo também se verificaram alterações na moda feminina de forma a manter o esplendor e luxo, que possuíam os homens da altura, os tecidos utilizados também eram de extrema qualidade e muito luxuosos e caros, fazendo permanecer cores como: o vermelho, o azul-escuro e por outro lado, o rosa e o amarelo claro.
 

                      DESFILE DOLCE&GABANNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário